Estudante de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Minas Gerais
ANÁLISE FOTOGRAFICA
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Na foto encontra-se, respectivamente, Claudia Andujar, Susan Meiselas e Marcel Gautherot, fotográfos que retrataram, sob diferentes perspectivas, a realidade brasileira e sua pluralidade.
Conceituar si próprio não é algo muito confortante para mim. Sou Olivia, filha de Cleise e Eli, fruto do convívio dos meus e rebento de várias moradas em espaços ora físicos ora nem tanto. Interiorana de essência da cidade de Batatais. Sou Olivia da gambiarra, das plantas, da cozinha, da palavra, da imagem, da idealização e de tudo que possa ser. Todavia, não consigo pensar em quem sou sem me atrelar a algo, sem pertencer à algum aspecto. Talvez seja isso, Olivia: um ser pertencente. Há um impasse nisso tudo, sou muito indecisa. Para mim, todas as possibilidades parecem válidas de alguma forma. Isso tem seu lado bom, porque atraio para mim vários gostos e interesses e me animo com a incerteza do que está por vir. Porém, nunca consigo definir quem sou tendo alguma perspectiva centralizada. Com a visão de mundo prismática, tudo acaba resultando em diferentes feixes de luz projetando-se em várias direções. Talvez seja isso, Olivia: um ser descentralizado. Mas não me basta, bus...
Depois de ouvir as críticas da minha última produção, tentei refinar o trabalho feito inicialmente introduzindo conceitos que os professores haviam chamado a atenção durante as análises que fizeram tanto das minhas foto quanto de outros colegas. Dessa forma, refiz o objeto, dessa vez com estilete, procurando diminuir as bordas que separavam os buracos e dar mais movimento ao conjunto, direcionando os formatos dos buracos em diferentes tamanhos e sentidos. Então, dispus o objeto em uma superfície para começar a fotografar, sem tentar "tridimensionalizar" muito, e me surpreendi com o efeito gerado do papel em contraste com a luz, projetando uma sombra singela na mesa. Foi formado uma espécie de textura de movimento entre os buracos e a superfície, causando uma impressão de imersão aquática, imitando o movimento que a agua translúcida expressa nos rios, mares e piscinas. A parir daí, comecei a dar dimensões de volume para o objeto, explorando formatos, tamanhos e posições em r...
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